terça-feira, 26 de abril de 2011

Artes plásticas

Beatriz milhazes..



Beatriz Milhazes Rio de Janeiro, 1960 é uma pintora, gravadora, ilustradora e professora do Brasil.Frequentou cursos de arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em várias universidades dos Estados Unidos da América.Vem destacando-se em exposições no exterior.

Carreira 

Milhazes concluiu a graduação em Comunicação Social na Faculdade Hélio Alonso, Rio de Janeiro, em 1981.
Sua trajetória pelas artes plásticas começou em 1980 ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, onde mais tarde passou a ser professora e coordenar atividades culturais.




Estilo


A cor é um elemento onipresente na obra de Beatriz Milhazes. Seu repertório estrutural inclui a abstração geométrica, o carnaval e o modernismo.
Flores, arabescos, alvos e quadrados ganham primeiro uma superfície de plástico para a posterior transferência para a tela,

terça-feira, 12 de abril de 2011

Minimalismo e arte Conceitual

Na década de 60, novos objetos que não eram nem escultura, nem pintura começaram a tomar o lugar das obras de arte modernas. O que quer que fossem causaram desconforto a alguns e interesse imediato de outros. 
Deveríamos perceber os processos de criação e os materiais utilizados. Começava uma mudança de paradigma, uma nova maneira de se identificar as obras de arte.

Estas obras não são estruturas eloqüentes porque são muito simples formalmente. Porém são idéias interessantes porque deslocam nossa atenção para os materiais, para a relação que fazem com o espaço, com nós mesmos.Na arte Minimalista, as relações internas que antes existiam nos objetos modernos desaparecem; objetos simples tomam este lugar e propõem a interação entre objeto, espectador e espaço.